UAI
MOTO

Dafra e TVS anunciam fim de parceria que durou 14 anos

Rede de concessionárias Dafra vai continuar prestando assistência, garantia, peças e serviços aos proprietários dos modelos TVS Apache

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Dafra TVS RTR 200 ABS, fruto da parceria entre as duas marcas
Dafra TVS RTR 200 ABS, fruto da parceria entre as duas marcas Foto: Dafra/Divulgação

Em comunicado emitido neste mês, a Dafra anunciou que a parceria com a indiana TVS Motor Company para produção de motos, entre elas o modelo Apache RTR 200 ABS, foi desfeita. A colaboração iniciada em 2010 e agora encerrada segue na contramão do movimento de outras marcas indianas que desembarcaram no Brasil, a exemplo da Royal Enfield (que produz sua linha na própria Dafra) e a Bajaj, prestes a inaugurar fábrica própria em Manaus (AM).

Entretanto, a presença da TVS no Brasil não desapareceu completamente. A gigante asiática produz os modelos G 310 GS e G 310 R, da grife BMW. Em outro modelo de negócio, tem a moto Sport 110i, também produzida em Manaus pela Mottu, exclusivamente para aluguel de serviços de delivery. Não tem nem concessionária, apesar de constar como a terceira marca mais emplacada do país, segundo a Fenabrave.

Desse modo, é pouco provável que a indiana TVS não tenha novos planos para o mercado brasileiro, seja de forma própria ou por meio de novas parcerias. A linha de modelos inclui scooters e motos, além de capacidade de produção de 4,95 milhões de unidades e presença em cerca de 80 países.

A Dafra, com sua rede de concessionárias, vai continuar prestando assistência, garantia, peças e serviços aos proprietários dos modelos TVS Apache.

A Dafra, criada em 2007, também informa que vai concentrar suas atividades na parceria com a marca taiwanesa SYM, que já dura 14 anos. A marca pretende, inclusive, lançar em 2024 um modelo para competir no segmento ocupado pela Apache 200.

Curiosamente, o modelo Apache RTR 200 ABS tem um pacote tecnológico comparável a motos maiores, incluindo motor com três modos de pilotagem, painel digital com conexão ao celular, iluminação em LED com luz de posição, suspensão dianteira regulável, tomada USB e freio dianteiro com ABS. O motor de um cilindro e 197,75cm³ tem 20,8cv a 9.000rpm, e 1,76kgfm a 7.250rpm.