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COMBUSTÍVEL

Biodiesel: teor já subiu para 14% e ameaça motores

Governo alega que novo percentual ajudará na redução da emissão de gases poluentes, mas experiência anterior indica que esse combustível é danoso aos veículos

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Diesel já foi o combustível que mais sofreu aumento no mês de setembro
Diesel já foi o combustível que mais sofreu aumento no mês de setembro Foto: Diesel já foi o combustível que mais sofreu aumento no mês de setembro

O percentual da mistura de biodiesel no óleo diesel aumentou de 12% para 14% neste mês. A decisão de antecipar o cronograma de aumento da mistura foi tomada em dezembro de 2023, pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE): inicialmente, a previsão era de utilizar o biodiesel do tipo B14 apenas em 2025. E, apesar dos possíveis ganhos ambientas, tal notícia é ruim para donos de veículos que utilizam esse combustível, como caminhões, ônibus, jipes e picapes.

Isso porque, a partir de 2019, o Brasil já havia passado a adotar teores mais elevados de biodiesel no óleo diesel convencional: chegou 13% em 2021, mas, naquele mesmo ano, o governo decidiu voltar a estipular um índice máximo de apenas 10%. O motivo é que surgiram diversos relatos de panes em veículos movidos por esse combustível. Em alguns casos, ônibus e caminhões se desligaram sozinhos em pleno funcionamento em rodovias. Boris Feldman já explicou essa questão em vídeo: assista!

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) já expressou, por meio de nota, grande preocupação com o novo aumento do percentual de biodiesel de base éster ao diesel. A entidade destaca que esse aumento trará consequências a o funcionamento dos veículos. Consequentemente, poderão ocorrer impactos econômico, ambiental e de segurança sobre toda a cadeia de transporte e logística do país.

A CNT citou ainda um estudo da Universidade de Brasília (UnB), que mostra que o aumento no percentual de biodiesel a partir de 7% eleva a emissão de CO2 e diminui a potência dos motores. Isso, por consequência, provoca aumento consumo de diesel e impacta a necessidade de maior importação desse combustível, comprometendo a segurança energética nacional.

Qual é a solução?

De acordo com a CNT, o ideal é adotar uma mistura de apenas 7% de biodiesel, como ocorre na Europa. A entidade admite a possibilidade de elevar esse percentual, mas, nesse caso, utilizando outro tipo de biocombustível: o HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidratratado), mais conhecido como diesel verde), que é mais evoluído e não causa problemas mecânicos, em detrimento do uso de biodiesel de base éster.

A diferença é que, enquanto o biodiesel é uma mistura de ésteres de ácidos graxos, obtidos a partir de  óleos vegetais e gorduras animais, o HVO é majoritariamente constituído por hidrocarbonetos parafínicos. O resultado é que o diesel verde tem maior qualidade, já que é quimicamente semelhante ao similar oriundo do petróleo e, assim, pode até ser utilizado na forma pura, a chamada R100.

Governo defende o biodiesel

Dois tanques, com o logotipo da Petrobras, da primeira usina de biodiesel do Brasil, localizada no entorno de Salvador, na Bahia
Primeira usina de biodiesel do Brasil, localizada no entorno de Salvador (BA), iniciou as operações em 2008 Foto: Cleriston Santana/Agência Petrobras de Notícias

Em 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou que o aumento no teor de biodiesel deve evitar a emissão de cinco milhões de toneladas de CO² na atmosfera e reduzir a importação do combustível fóssil. A pasta também projeta que os gastos com importação do derivado fóssil podem ser reduzidos em R$ 7,2 bilhões e as usinas instaladas devem recuperar a capacidade produtiva ociosa.

Além da descarbonização, o modelo traz ganho para segurança energética brasileira, pois economiza a importação de 2 bilhões de litros de diesel, aponta o Ministério de Minas e Energia (MME). O Ministério de Minas e Energia estima que, para garantir o aumento do biodiesel, a demanda de matéria-prima deve subir, sobretudo da soja, cerca de 6 milhões de toneladas do grão até 2025, quando será adotado o B15.

Com Agência Brasil