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ESTÚDIO VRUM

Sete lugares: Spin e C3 Aircross surfam sozinhos na onda

O segmento de carros de sete lugares já teve outras opções com preços mais em conta, mas agora apenas Chevrolet e Citroën oferecem modelos com essas características

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Com a reestilização, carroceria ficou tomada por vincos
Com a reestilização, carroceria ficou tomada por vincos Foto: Divulgação

A procura por veículos de sete lugares no mercado brasileiro ainda é significativa, sejam eles minivans, monovolumes, crossovers ou SUVs. O problema é que esse segmento perdeu força nos últimos anos e acabou sendo dominado por modelos mais sofisticados e, consequentemente, bem mais caros, com preços acima de R$ 200 mil. Mas com os lançamentos do Citroën C3 Aircross e da nova Chevrolet Spin, ambos com opções de cinco e sete lugares, o consumidor volta a ter opções para o transporte da família com preços mais acessíveis.

No Estúdio VRUM desta semana, Boris Feldman e Enio Greco relembram alguns modelos que já passaram pelo segmento de sete lugares no mercado brasileiro. Entre as opções com preços mais em conta, um deles era o Nissan Livina, produzido no Brasil de 2007 a 2014. A Chevrolet também tinha a sua opção, com o Zafira de sete lugares, que era um modelo um pouco mais sofisticado que o Livina.

A Fiat também tinha um modelo no segmento de sete lugares: o Doblò, que nasceu como furgão e depois passou a ser oferecido como carro de passeio para família. A opção com três fileiras de bancos teve uma legião de admiradores, que apreciava a versatilidade do interior do modelo. Mas o Fiat Doblò resistiu até 2021, quando saiu de linha definitivamente.

A General Motors tinha o Chevrolet Zafira com a opção de sete lugares, mas o modelo era visto como um carro mais sofisticado do que o Nissan Livina e o Fiat Doblò. Porém, em 2012, a GM tirou o Zafira e o Meriva de linha e substituiu ambos pelo Spin, com configurações de cinco e sete lugares. Por alguns anos, o Chevrolet Spin surfou praticamente sozinho na onda das opções mais em conta do segmento de sete lugares.

O Citroën C3 Aircross modelo 2024 vermelho de frente em movimento no asfalto
O C3 Aircross chega aos 100km/h em 9,8 segundos Foto: Lara Moreno/ Especial/EM

Mas a situação mudou no fim do ano passado, quando a Citroën lançou o C3 Aircross com as configurações de cinco e sete lugares, equipadas com o motor 1.0 turbo da Fiat. Na opção de sete lugares, o C3 Aircross tem preços que vão de R$ 121 mil a R$ 136.590.

E para não ficar para trás, a General Motors resolveu fazer algumas mudanças de estilo e conteúdo no Chevrolet Spin, que chegou agora ao mercado em sua linha 2025. Na configuração de sete lugares, o Spin tem preços que vão de R$ 137.990 a R$ 144.990, ou seja, um pouco acima dos preços do Citroën C3 Aircross. O problema do Spin é que ele continua com o antigo motor 1.8 (111cv e 17,7kgfm), que oferece menos potência e torque do que o propulsor do C3 Aircross (130cv e 20,4kgfm).

Comparando os dois modelos de sete lugares, o Chevrolet Spin tem o espaço interno um pouco melhor, principalmente na terceira fileira de bancos, que é escamoteável. Por outro lado, o Citroën C3 tem a terceira fileira de bancos removível facilmente. Porém, nos dois modelos, com os sete lugares disponíveis o espaço para bagagem fica muito reduzido. Ou seja, cada um com seus prós e contras.

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